A função do piloto automático é trabalhar em conjunto com o limitador de velocidade para que o limite estipulado não seja ultrapassado. Mas, afinal, qual a função de cada um e qual a importância desses sistemas para a proteção de motoristas e passageiros? Confira no texto abaixo! Piloto automático X Limite de velocidade O piloto automático permite que você selecione a velocidade que deseja que o seu carro atinja e automaticamente, o seu veículo manterá a velocidade até que você desarme o sistema, acionando um botão ou freando.

Agora, o limitador de velocidade não permite esse tipo de mecanismo, deixando para o motorista a aceleração do veículo, porém a vantagem dele é que impede que o carro ultrapasse a velocidade inicialmente programada pelo motorista. Mas, o diferencial mesmo do limitador de velocidade é o controle.

O motorista tem total controle do seu veículo e permite uma tranquilidade maior para quem tem dificuldade de se atentar completamente ao velocímetro. Qual dos dois é mais seguro? Em caso de emergência, por exemplo, o limitador é desativado de forma automática assim que o motorista pisa fundo no acelerador.

Já o piloto automático necessita que você desarme o sistema. Nesse caso, o uso em conjunto pode aumentar a segurança. Mais tecnologia para ajustar limite de velocidade Alguns modelos de carros oferecem a tecnologia de ajustar a velocidade do carro conforme a restrição da via. Através de uma câmera instalada sobre o pára-brisa, que registra todas as placas de trânsito próximas ao carro. Com isso, quando a câmera captura uma mudança de velocidade pelas placas, o carro ajusta automaticamente a sua velocidade. Esse mecanismo pode auxiliar a prevenir multas e aumentar a segurança de motoristas e passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *